TURMA 2019

Edilene Reis Pereira

Orientação: Prof. Dr. Yuri Michael Pereira Costa

e-mail: edlenerp@hotmail.com

Tí­tulo da pesquisa: Práticas Pedagógicas do Professor de História em Sala de Aula do Ensino Médio: aspectos teóricos e metodológicos na construção do conhecimento historiográfico interdisciplinar.

João Vitor Natali de Campos

Orientação: Profa. Dra. Adriana Maria de Souza Zierer

e-mail: jvcampos93@gmail.com

Tí­tulo da pesquisa: A Literatura de Cordel como Instrumento de Ensino em História: uma análise da abordagem da Idade Média em sala de aula.

Leosan Sampaio Passos

Orientação: Prof. Dr. Marcelo Cheche Galves

e-mail: leohispassos@gmail.com

Título da pesquisa: A Cartografia Crí­tica no Ensino de História: uma perspectiva pedagógica para a sala de aula.

Maristela Sena dos Santos

Orientação: Profa. Dra. Elizabeth Sousa Abrantes

e-mail: sena.maristela@gmail.com

Título da pesquisa: Jogo de Cartas entre Hannah Arendt e Mary Mccarthy: impressões de duas mulheres sobre o próprio tempo.

Marcos Vinicius Ferreira Trindade

Orientação: Prof. Drª Carine Dalmás

e-mail: marcostrinde@gmail.com

Título da pesquisa: Ditadura Militar Brasileira e Produção Literária: o uso da Literatura como ferramenta para o Ensino de História.

Patrícia Helena Pinheiro Albuquerque da Silva

Orientação: Prof. Dr. Antonio Evaldo Almeida Barros

e-mail: aircitap_2006@hotmail.com

Tí­tulo da pesquisa: Os desafios da Lei nº11.645/08: a invisibilidade do Í­ndio nos livros didáticos.

Terezinha Maria Bogéa Gusmão

Orientação: Prof. Dr. Marcelo Cheche Galves

e-mail:terezabogea@gmail.com

Título da pesquisa: Impactos Gerados pela Existência ou Inexistência de Formação do Professor dos níveis Fundamentos II e Médio no Ensino de História em Arari.

Linha de Pesquisa: Memórias, Identidades e Cultura Escolar

Aldo Tavares Ribeiro

Orientação: Profª Drª Márcia Milena Galdez Ferreira

e-mail: aldomax@outlook.com

Título da pesquisa: Ferrovia São Luí­s – Teresina: trilhos e memórias no século.

Antônio Marcos Lemos Santos

Orientação: Profª Drª Adriana Maria de Souza Zierer

e-mail: antonio-marcos-14@hotmail.com

Tí­tulo da pesquisa: Modelos Educativos de Comportamento: Fernão Lopes e D. Duarte ordenadores da Memória, e a produção do paradidático “O Medievo português e a Revolução de Avis”.

Aretusa Brito Ribeiro Penha Everton

Orientação: Profª Drª Márcia Milena Galdez Ferreira

e-mail: aretusa.penha@ifma.edu.br

Tí­tulo da pesquisa: Os Conflitos pelo Sertão de Água no Maranhão: expedições para desinfestação da boca do rio Mearim em fins do século XVIII e início do século XIX.

Carla Milena Miranda Carvalho

Orientação: Profª Drª Viviane de Oliveira Barbosa

e-mail: alrac_cc@hotmail.com

Tí­tulo da pesquisa: Comunidade Quilombola de Olho D`Água dos Grilos: contribuição para o processo identitário dos alunos do Centro de Ensino Nazaré Ramos.

Ivina de Fátima Mota Moraes

Orientação: Profª Drª Tatiana Raquel Reis Silva

e-mail: ivinamoraes2017@gmail.com

Tí­tulo da pesquisa: Gênero e Violência: uma análise da violência doméstica contra as mulheres e das Redes de Proteção Institucionais em São Luí­s- MA.

Lindalva dos Santos Corrêa

Orientação: Prof. Dr. Fábio Henrique Monteiro Silva

e-mail: indapindare@hotmail.com

Título da Pesquisa: Engenho Central de Pindaré: História, memória e educação patrimonial.

Marcos Tadeu Nascimento da Silva

Orientação: Profª Drª Ana Livia Bomfim Vieira

e-mail: marcos.arqueo@gmail.com

Tí­tulo da pesquisa: Camboas da Praia de Panaquatira: a valorização do património histórico e arqueológico nas práticas de pesca e preservação da tradição na Baía de São José de Ribamar.

Patrícia Silva Santos

Orientação: Prof. Dr. Wheriston Silva Neris

e-mail: pathysan_cx@hotmail.com

Tí­tulo da pesquisa: Discurso Expositivo das Possibilidades Pedagógicas à  luz do Museu Escola Memorial da Balaiada.

Renata de Jesus Aragão Mendes

Orientação: Profª Drª Adriana Maria de Souza Zierer

e-mail: rearagao23@gmail.com

Tí­tulo da pesquisa: Gênero e Educação no Teatro de Gil Vicente: usos e apropriações da literatura no ensino de História.