2024

 

EDITAL N.º  36/ 2023 – PPG/CPG/UEMA – MESTRADO PROFISSIONAL EM HISTÓRIA PPGHIST/UEMA

TURMA: 2024 – MESTRADO

 

LINGUAGENS E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO

 

Luis Fernando de Castro Pinheiro

Orientador: Marcelo Cheche

E-mail: luisfernandocastropinheiro@gmail.com

Título: ENSINANDO HISTÓRIA SOB NOVA PERSPECTIVA: a utilização da tecnologia como recurso pedagógico para as aulas de história do Maranhão.

 

Sara Vitória Sousa da Costa

Orientador: Lidiane Elizabete Friderichs

E-mail: sarahistoriadora@gmail.com

Título: GÊNERO, PODER E ENSINO DE HISTÓRIA: A TRAJETÓRIA POLÍTICA DE LIA VARELA EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO (1970 a 1990).

 

Mirielem Barbosa de Sousa

Orientador: Raíssa Gabrielle Vieira Cirilo

E-mail: miriellem.sousa@gmail.com

Título: O USO DE MEMES COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO ENSINO DE HISTÓRIA

 

Nathália da Silva do Nascimento

Orientador: Sandra Regina Rodrigues dos Santos

E-mail: nathalianascimentohistoria@gmail.com

Título: HISTÓRIA LOCAL E IDENTIDADE: contribuições para o ensino básico de Raposa-MA

 

Ayrton Costa da Silva

Orientador: Luiz Carlos Villalta

E-mail: ayrtoncosta1994@gmail.com

Título: DE CURRAIS A NOME DE ESCRITOR: Novos Olhares para a história da cidade de Coelho Neto- MA, século XIX e XX.

 

Kleriston Luis Rocha Neris

Orientador: Moab César Carvalho Costa

E-mail: kleristonluis@yahoo.com.br

Título: METODOLOGIA EM ARTE-EDUCAÇÃO: estudo e utilização das visitações ao Centro Histórico de São Luís no processo de ensino-aprendizagem

 

MEMÓRIAS E SABERES HISTÓRICOS

 

André Araújo de Meneses

Orientador: Fábio Henrique  Monteiro Silva

E-mail: andregnrmenezes@gmail.com

Título: ABRAM ALAS QUE A HISTÓRIA PEDE PASSAGEM: O USO DOS SAMBAS-ENREDO DOS BLOCOS TRADICIONAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA POR MEIO DO E-BOOK INTERATIVO “HISTÓRIA-ENREDO” (1975-2010).

 

Thiago Eduardo Prata Passos

Orientador: Viviane de Oliveira Barbosa

E-mail: thiago5eduardo503@gmail.com

Título: FILMOGRAFIA E HISTÓRIA: As diversas construções de Cleópatra e seu reino no cinema ocidental.

 

Raissa Rhurianny de Sousa Queiroz

Orientador: Leonardo Dallacqua de Carvalho

E-mail: rrsqueiroz23@gmail.com

Título: O Arquivo do Tribunal de Justiça do Maranhão na Construção das Memórias Coletivas: impacto no ensino da história local

 

Osvaldo Pessoa Cavalcante

Orientador: Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento

E-mail: osvaldopessoa8@gmail.com

Título: ENTRE SILENCIAMENTOS, ESQUECIMENTOS E MEMÓRIA: As representações da participação dos indígenas canelas no conflito de alto alegre segundo sua oralidade.

 

Leidaiane Santos de Sousa

Orientador: Tatiana Raquel Reis Silva

E-mail: leidaiane_santos@outlook.com

Título: CUXE EM SALA DE AULA: Uma Proposta de material didático para professores do Ensino Fundamental maior (6° ano)

 

Franklin Josué Ribeiro de Sousa

Orientador: Fábio Henrique Monteiro Silva

E-mail: josuefranklinn@gmail.com

Título: A biografia de Maria Firmina dos Reis: uma proposta de material didático de história para a educação básica

 

TURMA: 2024 – DOUTORADO

LINGUAGENS E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO

 

Pablo Josué Carvalho Silva

Orientador: Raissa Cirino

E-mail: pablocsmith@gmail.com

Título: Ensino de História, patrimônio e memória: As possibilidades pedagógicas do ensino de patrimônio cultural de Teresina nas aulas de História e a construção de aplicativo.

 

Maria de Jesus Câmara Mineiro

Orientador: Luiz Carlos Villalta

E-mail: dijecm@gmail.com

Título: APLICABILIDADE DA NEUROCIÊNCIA NA PRÁTICA DO ENSINO DE HISTÓRIA: uso de metodologias ativas a partir do guia didático no processo de ensino aprendizagem na Educação Básica.

 

Karina Raylene dos Santos Ribeiro

Orientador: Eloy Abreu

E-mail: karinaribeiroprofessora@gmail.com

Título: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: Ensino de História numa perspectiva inclusiva dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino fundamental dos anos finais.

 

Wellington Barbosa dos Santos

Orientador: Yuri Michel Pereira Costa

E-mail: pretodaome@gmail.com

Título: Territorialidade e construção identitária e histórica da comunidade quilombola Jussatuba em S. J. Ribamar-MA.

 

Terezinha Maria Bogéa Gusmão

Orientador: Helidacy Maria Muniz Corrêa

E-mail: terezabogea@gmail.com

Título: FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ARARI-MA (2007-2022) E A APLICABILIDADE DO CONHECIMENTO HISTÓRICO

 

MEMÓRIAS E SABERES HISTÓRICOS

 

Talysson Benilson Gonçalves Bastos

Orientador: Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento

E-mail: talysson15@hotmail.com

Título: DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS TEMÁTICOS PARA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES LOCAIS E PARTICIPAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: UM ESTUDO SOBRE A MEMÓRIA LOCAL NOS MUNICÍPIOS DA ILHA DO MARANHÃO.

 

Mariana Pinheiro de Sousa

Orientador: Leonardo Dallacqua de Carvalho

E-mail: pinheirodesousamariana@gmail.com

Título: OS (DES)USOS DO SAMBA-ENREDO COMO FONTE HISTÓRICA EDUCATIVA NO CONTEXTO DA DITADURA MILITAR (1964- 1985)

 

Tereza Cristiny Morais Nogueira Galvão

Orientador: Tatiana Raquel Reis Silva

E-mail: cristinyhst@yahoo.com.br

Título: ENSINO DE HISTÓRIA E POLÍTICAS PÚBLICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS: embates, desafios e possibilidades para a implementação efetiva da Educação das Relações Étnico-raciais na Rede Municipal de Pedreiras-Ma

 

Denilson Costa Pinheiro

Orientador: Elizabeth Sousa Abrantes

E-mail: denilson270998@gmail.com

Título: “OS FILHOS DE NINGUÉM”: Casa dos Expostos e a assistência à infância desvalida no Maranhão Republicano (1890-1946)

 

Marcelo Lima Costa

Orientador: Fábio Henrique Monteiro Silva

E-mail: mlcosta89@bol.com.br

Título: MINHA QUEBRADA TEM HISTÓRIA! A historicidade da expansão urbana dos bairros populares de São Luís (1960 a 1980) e a produção de episódios através da tecnologia podcasting voltado para a educação básica