Por em 27 de março de 2024

Neste momento de pesar pelo falecimento do professor Paulo Rios, queremos prestar nossas condolências e nos solidarizar com familiares e amigos do nosso estimado colega. O professor e historiador Paulo Rios foi docente da Universidade Estadual do Maranhão, no Departamento de História, de 1999 a 2006, período em que desenvolveu uma brilhante carreira universitária, com forte engajamento nas lutas sociais em defesa da educação pública e de qualidade, na liderança de movimentos de lutas por melhores condições de trabalho e valorização do quadro docente da Universidade e na formação de centenas de novos profissionais do ensino de História. Sua contribuição nos campos do ensino e da pesquisa da história do Maranhão e do Brasil também se fez notar nos artigos, capítulos de livros, dissertação e tese de doutorado, e nas inúmeras orientações de trabalhos, participação e organização de eventos acadêmicos. O professor Paulo Rios também teve uma grande trajetória na militância dos movimentos sociais no Maranhão, especialmente em defesa dos trabalhadores e das trabalhadoras do campo e da cidade. Seu entusiasmo, compromisso, dedicação e ética profissional são marcas que permanecerão na lembrança de todos os que tiveram o prazer de desfrutar de sua amizade e do seu companheirismo no cotidiano profissional. O Departamento de História (UEMA) e  o PPGHIST, em nome do seu corpo docente, expressa sua homenagem a esse grande mestre que fez parte de sua história e cujo legado será sempre lembrado por nós.