Chamada para dossiê


Por em 17 de outubro de 2023



 

CHAMADA PARA DOSSIÊ: “O ORIENTE ENTRE LENTES E NEGATIVOS: O UNIVERSO FOTOGRÁFICO ASIÁTICO”Desde o século XX, a fotografia emergiu como importante fonte e objeto de investigação das ciências humanas. Por um lado, ela pode ser compreendida como produto de contextos históricos em que se encontra inserida. Por outro, aspecto menos abordado na produção acadêmica, a imagem fotográfica é também produtora de impactos sociais, num processo de retroalimentação entre discursos e práticas. Uma das dimensões relativamente pouco exploradas da fotografia na academia diz respeito à sua manifestação em relação ao Oriente, o que pode englobar imagens produzidas por fotógrafos orientais – seja em seus países de origem ou em contexto imigratório ou diaspórico – ou por fotógrafos ocidentais que, desde o século XIX, têm produzido uma rica iconografia para perceber o outro. O Japão é um caso emblemático nesse sentido, tendo sido fotografado desde cedo por fotógrafos ocidentais como Felice Beato, ao mesmo tempo sendo lugar para a constituição de fotógrafos locais, cujos estúdios começaram a proliferar no país. No século XX, a imagem foi mobilizada para fins nacionalistas, recordando aqui o papel desempenhado pela revista Nippon, tendo como editor-chefe Natori Yōnosuke nos anos 1930. No pós-guerra, diversos movimentos fotográficos foram desenvolvidos em território japonês, desde o Realismo Fotográfico encabeçado por figuras como Domon Ken e Kimura Ihee, passando por coletivos como o Vivo e revistas como a Provoke nos anos 1960 e chegando a expressões variadas na atualidade. O presente dossiê – que não se circunscreve ao caso japonês – pretende reunir contribuições de pesquisadores que versem sobre a fotografia no multifacetado universo asiático, considerando desde as imagens produzidas no e sobre o Oriente até aquelas realizadas em contexto diaspórico. São aceitos materiais inéditos como artigos, entrevistas e fontes primárias, publicados tanto em português quanto em inglês.
O dossiê é parte das atividades do Grupo de Estudos de Fotografia Japonesa Kaigen, cadastrado no CNPq. O Kaigen aborda academicamente a história e os aspectos socioculturais da fotografia no Japão, divulgando os textos do grupo, realizando reuniões, cursos e publicações. O grupo agrega estudiosos do tema, objetivando a troca e o debate profícuo entre diferentes olhares sobre a fotografia japonesa a partir de diferentes módulos de investigação.Data limite para submissão:  01/02/2024Organizadores: Rogério Akiti Dezem, Lucas Gibson e Richard Gonçalves AndréPara saber mais, acesse o site: https://revistaprajna.com/ojs3/index.php/prajna


Últimas Postagens