Disciplinas Eletivas


Por em 16 de fevereiro de 2017



DISCIPLINAS ELETIVAS – MESTRADO E DOUTORADO

Cultura Digital e Ensino de História (M/D)

Ementa: O conceito de cultura digital. Constituição e caracterização das redes sociotécnicas que surgiram com a cibercultura. Relação entre tecnologia e educação. Tecnologias digitais e novas formas de pensar e de relacionar. Novas concepções de tempo e espaço. Formas colaborativas de ensinar e aprender. Abordagem transversal das políticas públicas para formação tecnológica de professores e para inclusão digital no desenvolvimento das unidades de aprendizagem.

Educação Patrimonial: História, Memória e Política de Memória (M/D)

Ementa: Conceito de patrimônio. Panorama histórico da política brasileira de patrimônio. Cultural material e imaterial. Visão de intelectuais brasileiros e maranhenses sobre preservação, construção da noção de novos patrimônios e apropriação do patrimônio cultural pelas comunidades usuárias e pela indústria cultural. Revitalização dos centros históricos e projetos de educação patrimonial. Fundamentos teórico-metodológicos para análise da cultura material e aplicabilidade no ensino de História.

Ensino de Historia da África e Cultura Afro-Brasileira (M/D)

Ementa: Estudos africanos e afro-brasileiros. Representações da África. Relações de poder no contexto escravista; Dimensões do racismo. Formas de resistência e de expressão cultural negras no Brasil.

Ensino de História e Cultura Indígena (M/D)

Ementa: Lei 11.645/08 e suas implicações no Ensino de História. Formas de representação dos povos indígenas na História e nas Ciências Sociais. Diversidade sociolingüística. Os modos próprios de construção do saber. Pluralidade étnica, noções de direitos à floresta e ambientalismo. História e cultura indígena na perspectiva indígena.

Estágio Docência (M/D)

O estágio docência deverá ser cumprido até o término do segundo semestre da bolsa, com carga horária mínima a ser comprovada de 60 horas. Sob a supervisão do orientador, serão consideradas como Estágio Docência as seguintes atividades: I. Oferta de cursos de curta duração; II. Oferta de oficinas relacionadas aos produtos desenvolvidos na pesquisa do bolsista; III. Participação, sempre acompanhado pelo orientador, em atividades de sala de aula em cursos de graduação. O relatório de Estágio Docência deverá conter a descrição de todas as atividades desenvolvidas, bem como as comprovações de sua realização, atestadas pelo professor orientador, e ser entregue na secretaria do PPGHIST até o primeiro dia de aula do semestre seguinte à execução do Estágio.

História Oral: Memória, Narrativa e Ensino de História (M/D)

Ementa: História Oral nas Ciências Humanas: objeto, documento, técnica e metodologia; História, Memória e narrativa; História Oral no Brasil; Memória e Relatos de memórias como fontes documentais; História Oral em sala de aula.

Imprensa e Ensino da História: objeto, documento e metodologia (M/D)

Ementa: Historiografia da imprensa brasileira. Abordagens metodológicas: o jornal como objeto e documento; lugar de fala, leitura e escrita da história; usos e leituras do jornal como material didático.

Linguagens, historiografia e saber histórico escolar (D)

Ementa: Novos documentos, objetos e abordagens na produção e ensino de história: cinema, redes sociais virtuais; televisão; documentários e fotojornalismo; questões teóricas e metodológicas na produção audiovisual; distintas mídias no fazer histórico; mídias no cotidiano escolar; estratégias pedagógicas a partir de novas fontes.

Memórias, Identidade e Cultura Escolar (D)

Ementa: História, historiografia e poder. Tempo Histórico e didática da história. Cultura histórica e cultura escolar. Currículo e Memória. A História ensinada e a constituição da memória social. História Ensinada e questões identitárias. Identidade e desigualdade na construção do saber histórico. Perspectivas metodológicas para o uso de memórias. Experiências e narrativas no ensino de História.

Metodologia da pesquisa histórica e percursos da investigação (M)

Ementa: Teoria e método no campo da pesquisa histórica. Métodos e técnicas da pesquisa em História. Uso, organização e tratamento historiográfico das diferentes fontes históricas. O método filológico e a critica documental. Método e produção do conhecimento histórico. A especificidade da pesquisa histórica e os novos problemas de investigação. Requisitos, etapas e procedimentos da elaboração de um projeto de pesquisa.

Metodologia do Ensino da História na Educação Básica (D)

Ementa: O Ensino Básico brasileiro na legislação atual. Fundamentos da metodologia do ensino da história na Educação Básica. O ensino como prática social da educação intencional e sistematizada. A organização do trabalho docente: planejamento (pressupostos, componentes operacionais). As estratégias e os recursos de ensino como procedimentos e meios que possibilitam uma melhor aprendizagem. Avaliação: conceito e funções. Planejamento com elaboração de planos de aula e planos de ensino, oficinas para uso de diferentes procedimentos e recursos metodológicos para o ensino, e aulas expositivas.

Produtos Educacionais: componentes, conceitos e aplicabilidade (M)

Ementa: Normativas. Tipologias dos produtos educacionais. Abordagens metodológicas. Propostas de avaliação. Categorias analíticas. Integração texto dissertativo/produto educacional. Desenvolvimento de pesquisas aplicadas ao ensino de História. Contexto escolar e inserção social. Estratégias de divulgação.

Relações de gênero e Ensino de História (M/D)

Relações de gênero e poder. Singularidades dos processos históricos na constituição das relações sociais de gênero, classe e etnia. Identidades, subjetividades, feminismos e relações de poder no âmbito da realidade social e da construção do conhecimento histórico. Relações de gênero e ensino de história. Gênero e diversidade na sala de aula. Relações de gênero nos livros didáticos.

Religião e Religiosidades: História, Historiografia e Ensino (M/D)

Ementa: Religião e religiosidades: conceito, abordagens e linhas de pesquisa. Sagrado e profano. Mito e rito. Campo religioso. Religião e poder. Religião, religiosidades e mundos do trabalho. Diversidade, experiência, disputa e trânsito religioso na contemporaneidade. Ensino religioso e história das religiões.

Sobre livros: autores, obras e leitores (M/D)

Ementa: O livro impresso: objeto material e cultural. O livro e o tempo. Autores, textos e leitores no mundo contemporâneo. A formação das bibliotecas e livrarias. Livros, leituras e sociabilidades. Manuais escolares. O livro didático de História: autores, estrutura e recepção.

Teoria do conhecimento histórico e formas de apropriação do passado (M)

Ementa: Natureza e fundamento do conhecimento histórico. História, tempo e periodização. A História como disciplina científica: uma construção da modernidade. História, discurso e verdade: a linguagem historiográfica e o problema da representação. Causalidade e explicação históricas. História e cultura: a construção das identidades e a consciência social do passado. As principais escolas historiográficas do Ocidente e seus pressupostos teóricos: de meados do século XIX às primeiras décadas do século XXI.

Tópico Especial (M/D)

Ementa: Disciplina de cunho historiográfico e metodológico, com ementa aberta, visando o aprofundamento de tema selecionado pelo professor ministrante, aderente à área de concentração / linhas de pesquisa do PPGHIST.

 

 

 

 



Últimas Postagens