Disciplinas Obrigatórias

Por em 16 de fevereiro de 2017

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS – MESTRADO

1) Linguagens, historiografia e saber histórico escolar (para alunos da linha de pesquisa Linguagens e Construção do Conhecimento Histórico)

Ementa: Novos documentos, objetos e abordagens na produção e ensino de história: cinema, redes sociais virtuais; televisão; documentários e fotojornalismo; questões teóricas e metodológicas na produção audiovisual; distintas mídias no fazer histórico; mídias no cotidiano escolar; estratégias pedagógicas a partir de novas fontes.

2) Memórias, Identidade e Cultura Escolar (para alunos da linha de pesquisa Memórias e Saberes Históricos)

Ementa: História, historiografia e poder. Tempo Histórico e didática da história. Cultura histórica e cultura escolar. Currículo e Memória. A História ensinada e a constituição da memória social. História Ensinada e questões identitárias. Identidade e desigualdade na construção do saber histórico. Perspectivas metodológicas para o uso de memórias. Experiências e narrativas no ensino de História.

3) Metodologia do Ensino da Historia na Educação Básica (para todos os alunos)

Ementa: O Ensino Básico brasileiro na legislação atual. Fundamentos da metodologia do ensino da história na Educação Básica. O ensino como prática social da educação intencional e sistematizada. A organização do trabalho docente: planejamento (pressupostos, componentes operacionais). As estratégias e os recursos de ensino como procedimentos e meios que possibilitam uma melhor aprendizagem. Avaliação: conceito e funções. Planejamento com elaboração de planos de aula e planos de ensino, oficinas para uso de diferentes procedimentos e recursos metodológicos para o ensino, e aulas expositivas.

4) Seminário de Elaboração de Trabalho Final do Mestrado

Ementa: Seminário de apresentação e discussão dos projetos para a escrita do material para o Exame de Qualificação. Essa disciplina será ministrada, sempre, por dois professores, um de cada linha de pesquisa. Deverá ocorrer no 3º semestre.

5) Atividade de Pesquisa I

Ementa: Acompanhamento regular do orientador em relação ao desenvolvimento das etapas da pesquisa. Desenvolvimento do objeto/objetivos, crítica ao corpo documental e orientação teórico-metodológica. Preparação do texto para o Exame de Qualificação. Deverá ser cumprida no 3º semestre

6) Atividade de Pesquisa II

Ementa: Acompanhamento regular do orientador em relação ao desenvolvimento das etapas finais da pesquisa. Preparação do Trabalho Final para a Defesa. Deverá ser cumprida no 4º semestre.

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS – DOUTORADO

1) Teoria do conhecimento histórico e formas de apropriação do passado

Ementa: Natureza e fundamento do conhecimento histórico. História, tempo e periodização. A História como disciplina científica: uma construção da modernidade. História, discurso e verdade: a linguagem historiográfica e o problema da representação. Causalidade e explicação históricas. História e cultura: a construção das identidades e a consciência social do passado. As principais escolas historiográficas do Ocidente e seus pressupostos teóricos: de meados do século XIX às primeiras décadas do século XXI.

2) Metodologia da pesquisa histórica e percursos da investigação

Ementa: Teoria e método no campo da pesquisa histórica. Métodos e técnicas da pesquisa em História. Uso, organização e tratamento historiográfico das diferentes fontes históricas. O método filológico e a critica documental. Método e produção do conhecimento histórico. A especificidade da pesquisa histórica e os novos problemas de investigação. Requisitos, etapas e procedimentos da elaboração de um projeto de pesquisa.

3) Produtos Educacionais: componentes, conceitos e aplicabilidade

Ementa: Normativas. Tipologias dos produtos educacionais. Abordagens metodológicas. Propostas de avaliação. Categorias analíticas. Integração texto dissertativo/produto educacional. Desenvolvimento de pesquisas aplicadas ao ensino de História. Contexto escolar e inserção social. Estratégias de divulgação.

4) Seminário de Pesquisa – Produto Educacional

Ementa: Estruturação do produto educacional que comporá a Tese de Doutoramento. Início da redação. Preparação do material para o Exame de Qualificação

5) Seminário de Pesquisa – Produção Textual

Ementa: Estruturação dos capítulos que comporão o elemento textual/dissertativo da Tese de Doutoramento. Início da redação. Preparação do material para o Exame de Qualificação.

6) Atividades de Pesquisa I

Ementa: Acompanhamento regular do orientador em relação ao desenvolvimento das etapas da pesquisa. Levantamento e análise da bibliografia pertinente ao tema. Delimitação do objeto de pesquisa

7) Atividades de Pesquisa II

Ementa: Acompanhamento regular do orientador em relação ao desenvolvimento das etapas da pesquisa. Construção dos objetivos. Definição da orientação teórica e dos procedimentos metodológicos. Levantamento das fontes. Pesquisa documental.